Conheça o Glioblastoma multiforme
O tumor maligno mais frequente no adulto, o glioblastoma multiforme (GBM) é também um dos mais agressivos... Entenda um pouco mais sobre essa doença
É um tipo de tumor cerebral, que pertence ao subgrupo dos gliomas. Gliomas são tumores cerebrais que se originam das chamadas células da glia, que são células presentes no tecido normal do sistema nervoso e servem para dar suporte aos neurônios, auxiliando sua estruturação e nutrição. Os glioblastomas se originam da célula astrócito, por isso são também chamados de astrocitomas grau IV (ou gliomas grau IV).
O termo “glioblastoma” significa “glio” – referente a glioma; e “blastoma” – é um sufixo que indica um tumor primitivo de origem em células indiferenciadas e, portanto, muito agressivo. Já o termo “multiforme” significa as múltiplas formas e variações que esse tumor apresenta, seja do ponto de vista de imagem radiológica (cistos, áreas sólidas, áreas de necrose, massas infiltrativas, etc.), microscópico (áreas de pseudopaliçada, necrose, proliferação microvascular) ou genético (com mutações, deleções e alterações cromossômicas complexas). Resumindo, são tumores que apresentam grandes variações e sua apresentação e constituição, por isso também tão difíceis de tratar.
Em pleno século 21 média de sobrevivência global de pacientes com glioblastoma em estudos populacionais é de aproximadamente 10 a 12 meses. A cada 100 pacientes diagnosticados com GBM, 30 a 50 pacientes falece no primeiro ano e apenas 5 a 10 pacientes sobrevivem por 5 anos após o diagnóstico.
Em nosso próximo post falaremos sobre o diagnóstico e tratamento dos glioblastomas na atualidade!